Com arbitragem confusa, Colo Colo não vence e permanece na segundona
Uma vitória por qualquer placar seria suficiente. Mas ela não veio. O Colo Colo ficou no empate de um a um contra o Botafogo, de Salvador, e ainda não será em 2013 que retornará à divisão de elite do futebol baiano. O time, que teve uma elogiável campanha, com apenas uma derrota em toda a competição, terminou eliminado pelo representante da capital, que sofreu - só que quando podia - três derrotas em todo o certame.
Com uma arbitragem do juiz Manoel Lopo Garrido bastante criticada pelos torcedores e pela imprensa , o time saiu de campo cabisbaixo e revoltado, cobrando uma penalidade máxima não marcada no segundo tempo, além de uma "expulsão desnecessária" e um número excessivo de cartões amarelos para o elenco do Colo Colo. Garrido deixou o estádio às pressas escoltado pela polícia.
Para um leitor atento do Jornal Bahia Online, houve "desatenção" dos dirigentes de Ilhéus. "Esse árbitro não deveria ter apito um jogo decisivo", atesta. Manoel Lopo Garrido, segundo o leitor, tem grau de parentesco com o falecido Sotero Monteiro Garrido, um dos nomes mais importantes da história do... Botafogo. Isso mesmo: Sotero Garrido foi um folclórico treinador do clube, na década de 60, que imortalizou a célebre frase "craque a gente conhece pelo arriar das malas". As ligações familiares seriam, por certo, um veto convincente para que Lopo Garrido não pudesse apitar a partida.
Com a informação chegada à redação, o JBO procurou imediatamente o diretor de arbitragem da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Wilson Paim. Por telefone ele negou que haja alguma ligação familiar entre os dois. "Isso não existe", disse com uma certa surpresa ao questionamento ao repórter do Jornal Bahia Online. Mesmo assim, a apuração continua. Nossos repórteres estão em contato com outras pessoas ligadas à história do futebol baiano, para investigar se a denúncia do torcedor procede.
Dirigentes, jogadores e comissão técnica emocionados lamentavam o empate mas parte significativa da torcida aplaudiu o esforço do grupo. O Colo Colo não alcançou o seu objetivo. Mas diretores e jogadores, diante da dificuldade que encontraram, fizeram o melhor que podiam. Agora só resta pagar a conta. E a conta é alta.